Como agendar para tirar o Passaporte
Após enviar a solicitação do documento, verifique como fazer para agendar seu atendimento na Polícia Federal e acompanhar o processo.
Em artigos anteriores, tratamos de várias questões acerca de passaporte, incluindo documentação necessária, como solicitar, procedimentos para menores de idade, entre outros. Agora, vamos detalhar como tratar do agendamento e acompanhamento do passaporte.
Após emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), é necessário quitar o valor do boleto e, assim que o pagamento cair no sistema da Polícia Federal (PF), será permitido agendar seu atendimento. O procedimento é obrigatório pois, os oficiais não atendem nenhum solicitante sem agendamento prévio.
É possível, ao solicitante, escolher o local de atendimento, a data e o horário. A recomendação é que se faça o agendamento com, pelo menos, 30 dias antes da viagem para evitar transtornos com a entrega do documento.
Como fazer o agendamento?
O agendamento do passaporte é feito pelo mesmo canal de requerimento, ou seja, o site da PF. Vejamos o passo a passo de como agendar seu passaporte.
- Primeiro passo: acesse o link https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
- Segundo passo: no menu superior da tela, clique em “AGENDAMENTO DE ATENDIMENTO – AGENDAR”.
- Terceiro passo: em seguida, clique em “INFORME A QUANTIDADE DE SOLICITAÇÕES A AGENDAR” e, depois, vá em prosseguir. Neste campo, é possível agendar o atendimento para membros de uma mesma família
- Quarto passo: insira os dados solicitados, como CPF, Número do protocolo (presente no formulário de requerimento) e a data de nascimento
- Quinto passo: escolha a data e o local disponíveis para atendimento
Perdi a data de atendimento, posso reagendar?
Sim, caso não consiga comparecer ao atendimento, basta acessar o painel de requerimento e selecionar “AGENDAMENTO DE ATENDIMENTO – REAGENDAR”. Insira as mesmas informações solicitadas na seção anterior e indique a nova data.
Da mesma forma, é possível cancelar o agendamento. No mesmo painel, siga o caminho “AGENDAMENTO DE ATENDIMENTO – CONSULTAR OU CANCELAR”.
Posso reemitir a GRU?
Assim como é possível reagendar, o solicitante pode emitir uma nova GRU caso tenha perdido o prazo de pagamento. Mas, lembre-se de que o agendamento só será permitido após a quitação da taxa.
Para reemitir sua GRU, basta acessar o mesmo endereço acima e seguir o caminho – “SOLICITAÇÃO DE PASSAPORTE – REEMITIR GRU DE SOLICITAÇÃO”. Em seguida, preencher os dados para reemitir a guia.
Uma outra situação envolvendo a GRU é o pagamento em duplicidade. Caso isto aconteça, o solicitante pode pedir a devolução do valor pago a mais. Basta preencher o formulário disponibilizado pela PF e seguir as orientações.
Lembrando que o formulário deve ser impresso em duas vias e acompanhar os comprovantes de pagamento da GRU. O ideal é que o requerimento seja entregue no mesmo posto para onde foi emitida a GRU oficial.
Como consultar o agendamento do passaporte?
Após seu atendimento, é possível acompanhar os trâmites de confecção de seu passaporte. Basta acessar o painel de requerimento e clicar – “SOLICITAÇÃO DE PASSAPORTE – CONSULTAR SOLICITAÇÃO”.
Preencha os dados do protocolo e CPF para checar o andamento de sua solicitação.