Perdi meus documentos o que fazer?
Saiba o que fazer se seus documentos pessoais forem roubados, furtados ou, simplesmente, perdidos para não ter problemas futuros.
Não tem dor de cabeça maior do que ficar sem seus documentos pessoais, não é mesmo? Seja por roubo, furto ou perda, é sempre um problema, afinal, eles são necessários para qualquer tipo de atividade que for fazer.
Há meios de evitar esse tipo de situação, como veremos a seguir. Porém, como ninguém está imune, é preciso saber como proceder caso algum dos problemas aconteça com você. Agir da forma errada pode trazer problemas sérios, portanto, é melhor evitá-los.
O primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência
Perdeu seus documentos? Foi vítima de roubo? Corra e faça uma ocorrência! Isso vale para documentos pessoais, cheques e cartões de crédito. Caso a pessoa que encontrar ou receber seus documentos proceda com uso indevido, o registro da ocorrência irá te resguardar de possíveis consequências.
Alguns estados adotaram o registro online de ocorrência, a chamada Delegacia Eletrônica. O serviço dispensa a necessidade de ir até uma unidade física. Leia todas as instruções até chegar à página de conclusão do registro. Mas, lembre-se: em caso de dúvida, sempre recorra à delegacia mais próxima.
Bloqueie cartões e talões de cheque
Entre em contato com o banco e operadoras de cartão para bloquear os dispositivos.
Comunique todos os órgãos de proteção ao crédito
Após fazer o B.O., comunique aos órgãos de proteção ao crédito sobre o extravio de sua documentação. Isso é importante porque, assim que houver uma tentativa de uso, o sistema informará ao comerciante sobre o bloqueio, identificando a fraude.
O procedimento é muito simples. Basta entrar no site ou contactar os órgãos por telefone e o bloqueio será efetuado de forma imediata.
Solicite a segunda via da documentação
Uma vez que bloqueou o que foi roubado, furtado ou perdido, precisará de nova documentação para seguir com a vida, certo? Por isso, providencie a segunda via do RG, CPF, reservista, título de eleitor ou carteira de trabalho, enfim, o que tenha perdido.
Isso não será necessário para cartões e talões de cheque, pois, os bancos e operadoras enviarão os novos de forma automática.
E se eu perder meu passaporte?
Você deve seguir todos os passos acima e, também, dar entrada com a solicitação de segunda via de passaporte. A comunicação do roubo ou extravio deve ser feita, pessoalmente, em um dos postos da Polícia Federal pelo próprio titular.
O formulário de comunicação pode ser obtido pela página da PF para, depois, ser encaminhado presencialmente. Depois, o portador pode pedir a segunda via, o que pode ser feito pelo site da PF, no qual preencherá um formulário com todos os dados solicitados.
Nesse processo, não se esqueça de informar que trata-se de uma solicitação por motivos de extravio.
Dicas importantes de segurança
Por mais que todos estejam sujeitos a estas situações, é possível adotar alguns hábitos a fim de evitá-las.
- Evite carregar toda a sua documentação de uma vez só
- Não entregue documentos para pessoas estranhas
- Não forneça dados pessoais por telefone
- Memorizar senhas de cartão e dificulte a visualização do codigo de seguranca
- Observe se, ao usar o caixa eletrônico, verifique se o mesmo está nas condições perfeitas
- Não aceite ajuda de estranhos
Dicas extras
- É possível embarcar sem documentos pessoais. Basta apresentar o boletim de ocorrência com expedição feita com menos de 60 dias
- Se perceber que foi vítima de fraude, registre a ocorrência junto a uma delegacia
- Tente encontrar seus documentos em setores, como achados e perdidos dos Correios, terminais rodoviários e aeroportos