Dicas importantes de viagens para o exterior
Informações muito úteis para aqueles que pretendem viajar para outros países a fim de evitar dores de cabeça e acabar com a diversão.
Conhecer outros países é uma das melhores experiências que se pode ter. O contato com outras culturas enriquece o conhecimento e a visão de mundo. Mas, viagens internacionais requerem um pouco mais de cuidado e planejamento para não ter dores de cabeça e, assim, estragar toda a diversão.
A seguir, confira algumas dicas importantes para você que pretende seguir viagem para o exterior.
Assistência no exterior
Brasileiros contam com o Núcleo de Assistência ao Brasileiro (NAB) quando transitam ou residem no exterior. Os serviço solicitados pelo NAB são executados pelas repartições consulares, como embaixadas e consulados. Entre eles, estão detenções, tráfico de pessoas, ocorrências policiais, perda e extravio de documentos, falecimentos e deportações.
O brasileiro pode pedir o auxílio pelo NAB, caso esteja no Brasil, ou pelas próprias embaixadas.
Verifique a validade do passaporte
Saiba como renovar seu passaporte
Solicite a emissão de um novo documento quando estiver a seis meses de vencer. A solicitação pode ser feita pelo site da Polícia Federal.
Não aceite serviços para entrar sem documentação
Entrar ilegalmente em outro país pode trazer problemas sérios, portanto, recuse serviços de intermediários que prometam entrada sem a documentação legal
Acompanhe a validade do visto
Países que exigem visto de entrada pedem que o mesmo esteja dentro do prazo de validade. Verifique-a e, sempre, solicite o tipo certo de documento correspondente ao propósito de viagem.
O que fazer em caso de detenção?
Entre em contato com a embaixada ou consulado no país para solicitar assistência.
Cuidados com tráfico de drogas
Assim como o Brasil, outros países possuem leis bem rígidas com relação ao tráfico de entorpecentes. Cuidado com sua bagagem, procure lacrá-la e, no caso de violação avise o oficial do aeroporto.
Procure não visitar regiões de conflito
Países em guerra ou em situações de emergência devem ser evitados caso possível. Se, de fato, precisar visitar algum, peça informações sobre segurança junto ao Itamaraty – (61) 20308802/8805/8807 – ou, ainda, consulte a seção de alertas no Portal Consular.
Cuidado com dinheiro
Divida os valores entre cartões e dinheiro em espécie para evitar perder tudo em caso de assalto. Ademais, separe o dinheiro vivo para guardar em vários lugares.
Confira a data de embarque
Confirme data e horário de voo, não deixe sua bagagem desacompanhada, não aceite ajuda de estranhos, registre eletrônicos na Receita Federal antes de embarcar e identifique sua bagagem.
Cheque necessidade de vacinas
Alguns países exigem certificado internacional de vacinação. Providencie o seu junto à Anvisa e verifique sobre a necessidade de levar medicação.
No destino
Confirme os horários de entrada e saída do hotel, além da própria reserva antes de embarcar. Procure saber o que está incluso no valor de sua diária e o que pode ser cobrado como extra. Quanto aos passeios, confira os horários e regras para visitação, além de manter os contatos da hospedagem em casos de urgência.
Seguro de viagem
Países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen exigem seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. Outros destinos não exigem mas, a contratação do serviço é importante para casos de emergência. Não deixe de fazer o seu.
Contatos do NAB
Em casos de emergência, entre em contato com as Embaixadas, Consulados ou o NAB. A assistência pode ser dada em situações como ocorrências policiais, tráfico de pessoas, violência contra a mulher, casos de força maior, problemas com documentação, falecimento e deportações. Os canais de atendimento são:
E-mail: [email protected]
Telefone: (61) 2030-8804/8803/ 8805/ 8808/ 8809/ 8817/ 9718
(61) 8197-2284 – Plantão
Fax: (61) 2030-8800
Organizações não governamentais
Brasileiros contam, também, com o apoio de instituições religiosas e assistenciais no exterior. Confira a lista atualizada aqui.