Como fazer a Inscrições do FIES
O programa foi instituído para facilitar o acesso de estudantes com baixa renda a cursos de ensino superior em instituições privadas.
O programa abre inscrições duas vezes por ano disponibilizando vagas por universidades conveniada. Confira como é o passo a passo da inscrição no FIES:
Passo a passo da inscrição no FIES
Normalmente, são aceitas inscrições de candidatos que participaram das últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando desde 2010. Também é observado o critério de média aritmética superior a 450 pontos sem zerar a redação. Quanto à renda familiar, esta precisa ser inferior a três salários mínimos mensais per capita.
Primeiro, o estudante deve acessar o site: http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login. No primeiro acesso, é necessário cadastrar o novo usuário fornecendo nome, data de nascimento, e-mail, telefone e registrando uma senha.
O link de confirmação do cadastro será enviado para o e-mail fornecido e o candidato deve acessá-lo para finalizar o processo. Após a autenticação, o solicitante faz novo login a partir do qual deverá informar todas os dados solicitados.
- 1ª tela: dados cadastrais com RG, estado civil, endereço com CEP
- 2ª tela: questionário informando raça/cor, declaração de deficiência, detalhes sobre ensino público e superior anterior, se é professor da rede pública
- 3ª tela: grupo familiar, informando renda individual do candidato e de cada membro da família. Lembrando que, para concorrer a uma vaga na modalidade do FIES a soma de todos os salários da casa dividido pelo número de pessoas que moram nela pode ser de até R$ 2.862,00. Para concorrer a uma vaga na modalidade do P-FIES a soma de todos os salários da casa dividido pelo número de pessoas que moram nela pode ser de até R$ 4.770,00.
- 4ª tela: grupo de referência, informando estado, município, curso, universidade e local de oferta.
Serão informadas as opções disponibilizadas, incluindo o nome da graduação, local de oferta, conceito no MEC, turnos de oferta, tipo de curso (bacharelado ou licenciatura), mensalidade para o FIES, índice de indexação, além da expectativa de salário inicial. A partir da seleção, o candidato pode escolher até outras duas opções, desde que relacionadas ao grupo de preferência.
É possível, também, simular o financiamento no FIES, além da disponibilidade nas modalidades. Por fim, o candidato deve informar se concluiu alguma parte do curso ou se está iniciando a graduação agora. Por fim, conclui sua solicitação e aguarda os resultados conforme o cronograma disponibilizado naquela edição.