Como consultar e solicitar o Seguro Desemprego
O benefício é assegurado ao trabalhador em situação de desemprego ao ser demitido sem justa causa por seu último empregador.
O desemprego é uma situação que assusta a qualquer um, não é verdade? Afinal, contamos com a remuneração mensal percebida para arcar com nossas despesas e, de repente, ao sermos demitidos, ficamos sem chão ou rumo para saber como quitar com as obrigações.
Porém, as leis trabalhistas asseguram um direito importante ao trabalhador: o seguro-desemprego. Trata-se de benefício que oferece auxílio em dinheiro por tempo determinado, normalmente, de três a cinco meses.
O número de parcelas depende do período trabalhado por funcionários que não foram demitidos por justa causa. Além das parcelas, o valor do seguro varia de acordo com a remuneração percebida enquanto empregado.
Confira como saber se você tem direito ao seguro desemprego e como consultar o benefício.
Quem pode receber o seguro-desemprego?
A assistência financeira temporária é concedida ao trabalhador que se enquadre nas seguintes situações:
- Trabalhador formal e doméstico, em virtude da dispensa sem justa causa, inclusive dispensa indireta;
- Trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;
- Pescador profissional durante o período do defeso;
- Trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo
Como posso consultar o seguro desemprego?
O benefício pode ser consultado de três formas – telefone, internet ou em uma agência da Caixa, instituição pagadora do benefício. A consulta pelo telefone é feita através do Canal Cidadão, sob o número 0800-7260207.
Lembre-se de ter CPF e RG em mãos para o atendimento. Se preferir encaminhar-se a uma agência da Caixa, basta seguir para um dos guichês ou caixa eletrônico. Tenha em mãos, também, CPF e NIS. Preferencialmente, porte seu Cartão Cidadão.
Pela internet, o procedimento é bem simples. Basta acessar o site da Caixa e clicar no botão CONSULTAR O PAGAMENTO. Informe o número de seu PIS/PASEP e a senha (caso não tenha, é necessário cadastrar uma nova).
A próxima tela dará o detalhamento de todas as parcelas pagas e aquelas que, ainda, estão por vir. Ainda eletronicamente, a Caixa disponibiliza um aplicativo para smartphone. Basta instalá-lo
No Aplicativo Caixa Trabalhador, você se informa sobre o PIS, o Abono Salarial e o Seguro-Desemprego, confere o calendário de pagamentos, consulta as parcelas liberadas e ainda tira dúvidas.
Viu como é fácil fazer a consulta? Entre em qualquer um desses canais para acompanhar seu benefício!