Procedimentos para tirar o visto americano de trânsito
O documento é necessário parar para solicitantes que passem por portos ou aeroportos de conexão em território americano.
Voos com conexões ou paradas em portos durante o itinerário de um cruzeiro marítimo são ocorrências mais que normais na vida de um viajante. No entanto, é necessário observar quais são as exigências do país quanto a visto consular.
Os Estados Unidos, por exemplo, exigem que o viajante tire visto de trânsito na passagem por seu território. Só estão isentos os cidadãos de países que têm acordos e relações bilaterais quanto a visto.
Confira quais são os procedimentos para tirar o visto de trânsito americano.
Como tirar o visto americano de trânsito
- Preencha o formulário DS-160
- Pague a MRV, taxa de solicitação de visto
- Apresente passaporte com validade mínima de seis meses
- Apresente ou tire foto válida, conforme requisitos do departamento de visto consular (lembrando que, exceto para menores de 16 e maiores de 66 anos, a foto é tirada no atendimento do CASV)
- Faça sua entrevista na Embaixada americana
Sim, a entrevista é necessária pois, o cidadão deve dar provas de possuir vínculos no país, bem como recursos financeiros.
Solicitantes do visto C-1 em condições especiais
- Solicitações através de agências especializadas
- Solicitantes condenados criminalmente, portadores de inelegibilidade médica, soropositivos, entradas negadas e deportações: condenado judicialmente devem apresentar documentos sobre a condenação, mesmo se a pena já foi cumprida. Como mencionado em artigo anterior, deve ser apresentada certidão de antecedentes criminais emitidas pela PF. Se o crime for relacionado à ingestão de bebida alcoólica, exames médicos podem ser requeridos. Se a condenação acontecer nos Estados Unidos, registros dos tribunais devem ser apresentados, bem como em outros territórios. Também, deve ser enviadas petição para reversão de inelegibilidade, cópias de acontecimento e formulário I-877 para deportados.
- Uniões estáveis: a união estável não é elegível para visto por derivação, por isso, cada cônjuge deve efetivar sua própria solicitação
- Cidadãos de países específicos: cidadãos do Chipre do Norte, Sudão, Síria, Líbia, Irã, Cuba, Coreia do Norte, Somália devem respeitar regras específicas para concessão de visto. Isso deve ser verificado junto à Embaixada
- Residentes temporários no Brasil: como a residência temporária não demonstra vínculos fortes, o solicitante deve procurá-los antes de entrar com o pedido de visto
O que é o visto de trânsito C-1/D
Esta classe é concedida para trabalhadores de companhias aéreas e marítimas que precisam do visto para viagens a trabalho. Para que o cidadão se torne elegível, é necessário que o solicitante faça parte da tripulação de forma comprovada.
No entanto, não são elegíveis trabalhadores de estaleiros e porto-seco que, neste caso, devem pedir o visto H-2. Aqueles que trabalham em iates particulares que, porventura, passem por águas americanas não podem exceder 29 dias ou, senão, precisarão pedir o visto B-1.
Caso o trabalhador que esteja com visto de trânsito pretenda passar férias nos Estados Unidos, deve requerer o visto de turismo, ou seja, o B2. Somente aqueles que tenham nacionalidade com acordos bilaterais estão isentos dessa obrigação. Dependentes de trabalhadores com visto C-1/D são elegíveis para solicitar o visto B-2.