Dicas de como se sair bem na entrevista do seu primeiro emprego
O nervosismo e a ansiedade, apesar de normais, podem atrapalhar o desempenho no momento da entrevista mas, podem ser, facilmente, driblados.
A conquista do primeiro emprego é o sonho de todo jovem pois, com ele, o recebimento do salário proporciona independência financeira e a realização de objetivos. O desejo de conseguir a vaga traz bastante ansiedade no momento da entrevista, o que é perfeitamente normal.
Mesmo com a naturalidade da questão, o candidato pode se atrapalhar e acabar impedindo o sucesso na empreitada. Para ajudar, trouxemos algumas dicas importantes para driblar a insegurança e sair da sala do recrutador com o seu primeiro emprego garantido. Vamos lá?
Como superar a falta de experiência?
Boa parte dos anúncios trazem, entre os requisitos, experiência mínima de determinado tempo naquela função. Mas, isso nem sempre acontece, até porque os empregadores entendem que ninguém nasce com experiência, além daqueles que preferem alguém “cru”, sem vícios profissionais, para treiná-lo conforme as normas da empresa.
Por isso, caso não tenha trabalhado em outro lugar antes da sua entrevista, procure demonstrar seus pontos fortes, especialmente no currículo. Afinal, ele é sua carta de apresentação para o entrevistador e através dele, poderá garantir ser convocado para a seleção.
Entre os tópicos inscritos, insira cursos de idiomas que tenha feito, além de especializações e aperfeiçoamentos (cursos de informática, entre outros). Também é legal colocar trabalhos voluntários, como aquelas feiras para adoção de animais ou atividades que realiza com seu grupo comunitário. Reforce isso, também, na entrevista.
Como elaborar um currículo perfeito?
Novamente, frisamos que o currículo é sua porta de entrada para a seleção. Ao recebê-lo, o recrutador vai verificar se vale a pena, ou não, te chamar para a entrevista ou dinâmica em grupo. Por isso, é imprescindível caprichar na elaboração para captar a atenção do selecionador. Veja algumas dicas imbatíveis:
- detalhe sua formação, indicando os cursos que fez e onde os realizou, bem como o ano de conclusão
- informe as atividades extracurriculares, como palestras, oficinas, congressos, simpósios e fóruns
- não deixe de mencionar cursos de idiomas e complementares, pois, segunda língua e conhecimentos de informática são um diferencial
- faça um e-mail profissional
- seja objetivo e impessoal
- não minta no seu currículo, inserindo informações ou experiências que não existem
- procure bons modelos na internet, especialmente os atualizados
- revise antes de imprimir
Como se comportar na entrevista de emprego
Chamou a atenção no currículo e foi chamado para a entrevista? Hora do show! Vista-se adequadamente, porém, sem exageros. Além disso, procure chegar com, pelo menos, 15 minutos de antecedência para não deixar o entrevistador esperando nem passar a impressão de que não é comprometido com o horário.
Responda, com sinceridade, ao que o recrutador perguntar e procure acrescentar mais detalhes que tenham a ver com os questionamentos. Por exemplo, se ele perguntou onde estudou, mencione o que realizou durante o curso, demonstrando que vai além do solicitado.
Ah e, antes, dê uma estudada sobre o cargo pretendido e a empresa. Assim, mostrará que está, de fato, interessado em desempenhar a função e em agregar valores à organização.
Não consegui o emprego, e agora?
Não se deixe abater! Se, infelizmente, não foi dessa vez, levante a cabeça e siga em frente! Talvez, a vaga ideal seja a próxima! Só não vale desistir!