Devo tirar meu visto americano por um Despachante?
Confira se a contratação de um profissional especializado vale a pena na hora de solicitar seu visto consular norte americano.
A solicitação de visto americano envolve uma série de procedimentos que, por vezes, podem deixar o solicitante confuso e, até mesmo, inseguro. Afinal, um dado preenchido errado no formulário DS-160 e o visto pode ser negado.
A insegurança torna-se maior devido ao fato de parte do formulário ser em inglês. Mas, e aí? Como fazer? Nestes casos, a solução pode ser contratar um despachante, profissional especializado em assessoria consular.
Por que contratar um despachante de visto americano?
Estes profissionais conhecem os procedimentos para preencher um visto americano, além de saber orientar quanto ao que fazer na entrevista junto a Embaixada. Afinal, você pode ser um imigrante e o que deve é provar que pretende, apenas, visitar o país, não morar nele ilegalmente.
Os despachantes podem dar dicas importantes para a entrevista, além da certeza quanto aos trâmites burocráticos.
Quais são os serviços prestados pelo despachante?
- Assessoria para solicitação de Passaporte e entrevista consular
- Preenchimento do Formulário DS-160
- Processamento de pedidos de Visto para empresas
- Checagem e assessoria para a apresentação dos documentos ao CASV
- Cadastro e emissão do boleto para pagamento da taxa de requisição do Visto – MRV
- Assessoria para os procedimentos da entrevista Consular
- Agendamento da entrevista Consular
Quanto custa a assessoria de um despachante?
Em média, os profissionais cobram de R$ 150,00 a R$ 300,00 pelo serviço mas, isso vai variar de acordo com o despachante e a natureza da solicitação.
Como checar uma lista de despachantes autorizados?
A própria Embaixada guarda uma lista com nomes de empresas credenciadas que oferecem o serviço de assessoria. Mesmo com o uso de seus serviços, a solicitação é feita no nome do solicitante e o passaporte é entregue em, no máximo, 15 dias.
A lista dessas empresas encontra-se no site da Embaixada.
Vale a pena contratar um despachante?
A depender da sua situação, sim. O contrato é válido para quem não tem tempo para preencher o formulário, tem dúvidas quanto a entrevista ou se encontram em processos mais complicados de solicitação.
Porém, é interessante consultar a idoneidade da empresa junto a órgãos de proteção ao consumidor, como o PROCON. Agora, caso tenha segurança na solicitação ou tempo para preenchimento do formulário, a contratação deste serviço não chega a ser necessária.