Trabalhar nos Estados Unidos é um dos sonhos de muitos imigrantes pela possibilidade de ganhar em dólar, além da própria experiência de um trabalho no exterior para enriquecer o currículo. Mas, existem alguns requisitos para que um brasileiro ou cidadão de outro país execute atividades remuneradas em território americano.
Os vistos de trabalho só podem ser emitidos conforme orientações do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS). O documento será emitido após a análise com base na petição enviada pelo empregador pelo preenchimento do formulário I-129.
Quais são os tipos de visto americano de trabalho?
A classe de visto dependerá da natureza do trabalho exercido:
- H1/B: este é o visto de trabalho concedido para especialistas, além de graduados universitários ou diploma profissional na área. Antes da entrada, o empregador norte-americano deverá solicitar pedido de condições ao Departamento de Trabalho considerando termos de contrato.
- H2/B: é o visto concedido a trabalhador qualificado ou não qualificado. O documento é solicitado por empregadores que comprovem não haver mão-de-obra qualificada entre cidadãos americanos. Normalmente, solicitam trabalhadores sazonais e deve ser pedido pelo formulário I-129/H.
- H3: concedido para estagiários para realização de trabalho que não seja graduação ou treinamento acadêmico. Para que o visto seja concedido, não pode haver treinamento ocupando vaga de emprego produtivo ou que possa ser oferecido no país de residência. A solicitação é feita pelo formulário I-129.
Como fazer para acompanhantes de visto de trabalho?
Cônjuges ou filhos com idade inferior a 21 anos que queiram acompanhar o solicitante do visto de trabalho devem pedir o visto H-4. O procedimento para a solicitação é o mesmo, ou seja, preenchimento do formulário I-797/A ou B que inclua os dependentes.
Caso o visto seja, apenas, para visita, a classe solicitada deverá ser a B2. Lembrando que parceiros em união estável não são elegíveis para o visto por derivação.
Saiba mais
- Caso o acompanhante do visto H queira estudar enquanto morar nos EUA, não precisará pedir o visto classe F-1 pois, o visto H-4 permite atividades estudantis. Caso haja necessidade, a solicitação do visto adequado pode requerer o visto de estudante
- O portador do visto H-4 não poderá exercer atividades remuneradas
- O visto deve ser solicitado com antecedência pois, sua concessão dependerá de análise da Embaixada