Tudo que você precisa saber para tirar o Visto Americano

Veja como fazer para agendar sua entrevista junto à Embaixada, quais documentos providenciar e qual o custo dos procedimentos.

O Brasil, por meio de suas relações bilaterais com outros países, dá permissão para que haja o trânsito livre de cidadãos por suas fronteiras sem necessidade de visto. É o caso dos países da América do Sul que exigem, apenas, documentos de identificação (preferencialmente, passaporte).

No entanto, acordos desse tipo, ainda, não foram firmados com todos os países, a exemplo dos Estados Unidos. Tanto brasileiros quanto norte americanos precisam do visto, isto é, de permissão para entrada.

Os procedimentos para obter o visto americano, inclusive, é um dos que gera mais dúvidas (e ansiedade, também). Até porque as regras mudam constantemente, confundindo quem pretende visitar o país e tendo seu visto americano negado várias vezes.

A seguir, listamos tudo que você precisa saber para tirar seu visto americano.

Para que preciso do visto americano?

O visto de entrada é exigido por qualquer motivo lhe faça visitar o país. Isso inclui turismo, negócio, estudo e trabalho.

Caso você, apenas, passe pelo país em trânsito, ou seja, conexão aérea ou portuária, também precisará do visto. Para cada tipo de entrada, inclusive, há um tipo de visto.

Como tirar meu visto americano?

Primeiro passo: preencher o formulário DS-160

Sua entrevista na Embaixada precisa ser agendada e, para isso, é necessário que você preencha um forte com todos os seus dados. Trata-se do Formulário DS-160.

Este formulário está disponível pelo site de vistos da Embaixada Americana. Para acessar, é preciso criar uma conta inserindo passaporte válido (mínimo de seis meses), e-mail e senha. Depois, você acessará uma das opções disponíveis.

Embaixada Americana em Brasilia

Como você, ainda, não deu início ao seu preenchimento, precisa clicar em “preencher formulário”. Aqui, está um dos segredos da aprovação ou não do seu visto.

Preencha todas as informações solicitadas da forma mais completa e honesta possível. Lembre-se de que precisará comprovar tudo no momento da entrevista.

Até salvar o formulário no sistema, você pode alterar as informações sempre que necessário (com exceção do número do passaporte). Porém, após salvar, nenhuma alteração será permitida, então, só confirme quando estiver certo sobre os dados inseridos.

O link para preencher o formulário é: https://ceac.state.gov/genniv/

Segundo passo: pagar a taxa

Preenchido o formulário, é hora de providenciar o pagamento da taxa de agendamento chamada MRV. Somente após o pagamento, será possível agendar sua entrevista.

A taxa custa USD 160 e pode ser paga pelo cartão de crédito ou boleto. A vantagem de pagar pelo cartão é que você já pode proceder com o agendamento na mesma hora pois, a Embaixada acusa o pagamento automaticamente. Se sua opção for pelo boleto, poderá levar até dois dias aguardando o pagamento.

Terceiro passo: agendamento

Caiu o pagamento da taxa? É hora de proceder com o agendamento. Mas, antes, é necessário passar uma informação importante. Antigamente, todo o procedimento era feito na Embaixada. O solicitante tirava uma foto 5×7 e levava colada no formulário impresso no dia da entrevista.

Modelo do Visto Americano

Hoje, a coisa é diferente. Primeiro, o solicitante precisa passar pelo CASV, o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto. Lá, os profissionais recolherão a documentação, todos os dados necessários, além de tirar a fotografia para o visto.

Depois, o solicitante vai para a Embaixada a fim de fazer a entrevista. Sendo assim, é necessário realizar dois agendamentos: um para o CASV e o outro para a Embaixada. E, nessa hora, é preciso ficar muito atento!

Na tela de agendamento, o primeiro campo NÃO é o do CASV mas, sim, o da Embaixada. Por isso, verifique qual é o agendamento que está realizando para não ter problemas.

Uma dica é agendar o horário do CASV antes das 08h30 e, na Embaixada, após as 11h. Assim, terá tempo hábil para transcorrer os dois caminhos.

Quarto passo: a entrevista

Ok, passou pelo CASV? Agora, é a hora da entrevista. A primeira orientação é ficar tranquilo. Lembre-se de que você está pedindo permissão para entrar na casa de alguém, portanto, precisa ser honesto e educado. Nada de nervosismo para não dar a entender que pretende entrar no país para viver ilegalmente.

Quando o solicitante fizer um pedido individual, deve entrar na área de entrevistas sozinho. Mas, se a solicitação for familiar, toda a família segue para o guichê. O representante consultar, então, fará as perguntas que confirmarão os dados inseridos no formulário. Basta não mentir!

Perguntas frequentes sobre o visto americano:

Conseguir o visto garante a minha entrada nos Estados Unidos?

Não. Ao chegar no setor de imigração, logo após o desembarque, um oficial da alfândega irá analisar seu documento e, caso verifique alguma irregularidade, pode negar sua entrada.

É recomendável comprar passagens antes de tirar o visto?

Não. O ideal é aguardar a aprovação do visto para, só assim, proceder com as reservas. Lembre-se de que todo cancelamento tem multa, então, além de não tirar o visto, pode arcar com prejuízos financeiros decorrentes desses cancelamentos.

Existem casos em que a entrevista é dispensada?

Sim. A entrevista é dispensada para menores de 16 anos, maiores de 66 anos. Porém, a isenção é revogada em caso de visto anterior negado, visto anterior perdido ou roubado, requerente menor que tenha pais com passaporte americano.

Entretanto, mesmo que não seja necessário fazer a entrevista, o agendamento no CASV precisa ser feito. Nesse caso, o solicitante precisa enviar passaporte válido, recibo de pagamento do MRV, confirmação de envio do DS-160, fotografia recente 5×5 ou 5×7 e, nos casos de renovação, o passaporte com o visto anterior vencido.

Quais são os tipos de visto?

O tipo de visto dependerá do propósito da viagem. Veja quais são as modalidades:

  • A1/A2: Visto destinado apenas para funcionários de governos e diplomatas
  • A3: Para empregadas domésticas
  • B1: Visto de negócios que pode ser usado para quem vai participar de algum evento
  • B2: O mais solicitado, destinado para turismo ou tratamento médico
  • C1: Para viajantes em conexão nos Estados Unidos
  • C1/D: Mesma categoria acima, porém destinado a tripulantes de aviões e marítimas
  • F1: Destinados a estudantes vocacionais ou acadêmicos
  • H: Para trabalhos temporários incluindo o estágio
  • I: Visto para jornalistas e pessoas da mídia
  • L: Trabalhadores temporários desde que foram transferidos da mesma empresa
  • O ou P: Atletas ou pessoas de habilidades em ciências, artes
  • Q: Para intercâmbio cultural
  • R: Religiosos

Qual a validade do visto americano?

Normalmente, o visto concedido tem validade de dez anos. Mas, caso o agente consular desconfie das intenções da viagem, pode conceder vistos com validade menor. Há casos em que o visto é concedido, apenas, para determinada entrada.

Mas, lembre-se de que, mesmo que tenha um visto de dez anos, não pode ficar nos Estados Unidos, legalmente, por todo esse período. Um turista pode permanecer no país por, no máximo, 90 dias.

Comments (0)
Add Comment