O que fazer se meu visto americano for negado?

Veja o que pode levar um visto consular a ser negado e o que fazer nos casos de negativa por parte da Embaixada Americana.

Os Estados Unidos é um dos países que mais recebe turistas brasileiros ou viajantes de negócios e estudo. Cerca de 1,7 milhão de turistas visitam o país, anualmente. Porém, sabe-se que as relações bilaterais entre as duas nações, ainda, não possibilitam a livre passagem de cidadãos por suas fronteiras, o que significa a necessidade de visto.

Os procedimentos para pedir o visto americano junto à Embaixada não são complicados mas, ainda assim, um dos maiores temores dos solicitantes é ter sua permissão barrada pelo cônsul. Até porque a solicitação não é gratuita e, muitas vezes, é necessário deslocar-se até representações consulares para entrar com o processo.

Principais motivos de ter o Visto Americano negado

A primeira coisa a fazer é que, para entrar com o pedido de visto, é necessário que o solicitante preencha seus dados por um formulário chamado DS-160, disponibilizado pela Embaixada Americana (em seu site). Além do formulário, é solicitada uma série de documentos, incluindo o passaporte.

Embaixada Americana em Brasilia

O objetivo é comprovar que o solicitante não tem intenção de morar ilegalmente no país. Por isso, ele deve mostrar que tem condições de se manter por lá ou que, ainda, pode ser subsidiado por terceiros ou instituições. Este é o caso de estudantes ou viajantes a negócios.

Alguns perfis são mais propensos à negativa, como jovens em idade de imigração que não comprovem vínculos familiares e empregatícios no Brasil. Não demonstrar laços ou vínculos com o Brasil, ainda, é o motivo de maior negativa de vistos. Por isso, é necessário comprovar emprego, estudos e familiares por aqui.

Como mencionamos, não comprovar recursos financeiros para a viagem pode fazer com que seu visto seja negado. Assim, é necessário fornecer extratos bancários, cartões de crédito e documentação de renda que mostre ter condições de viajar. Nos casos de viagens pagas por empresas ou familiares, o pagante deve comprovar os meios de custeio.

Erros no formulário DS 160, também, podem fazer com que o visto seja negado. Omissão de informações, preenchimento incompleto ou simples falta de atenção podem custar sua permissão. Pessoas com perfil inelegível, também, configura negativa de visto. Neste caso, enquadram-se condenados por crimes, deportados, procurados pela Justiça, envolvidos em terrorismo, entre outros que causem perigos para a Segurança Nacional.

A má conduta na entrevista é outra causa para que seu visto seja negado. Lembre-se de que você é o visitante e precisa da permissão do cônsul para entrar em sua casa. Portanto, respostas inadequadas e mentiras fazem com que o agente desconfie e negue sua permissão.

Mas, também há casos de famílias inteiras com visto negado, sem nenhum indicio que pretendiam imigrar, ilegalmente, para os Estados Unidos. Então, é importante ter em mente que a decisão de aprovar o visto, por parte do cônsul, pode ser arbitrária, mesmo mediante a apresentação correta da documentação.

O que fazer se meu visto americano for negado?

O primeiro ponto é entender o motivo da recusa, o que lhe será informado no momento da entrevista. O motivo de recusa seção 214 B indica que o requerente não convenceu o agente consular de seus vínculos no Brasil ou de ter condições para custear a viagem.

Isso significa que o requerente pode entrar com nova solicitação assim que conseguir comprovar aquilo que faltou. Mesmo que não haja um prazo mínimo estipulado, é recomendável que o solicitante espere, pelo menos, quatro meses antes de entrar com novo agendamento e solicitação.

Assim, terá tempo suficiente para reunir a documentação referente a finanças e vínculos no país, sem parecer que forçou uma situação, apenas, para conseguir o visto. De toda forma, precisará agendar novamente, pagar pela taxa de agendamento e efetuar as devidas comprovações.

Agora, caso o visto tenha sido recusado pelo motivo de recusa seção 221g, trata-se, apenas, da falta de documentos comprobatórios. O cônsul indicará que documentos faltaram para que o visto seja concedido.

O agente, ainda, dará instruções de como essa documentação deve ser inserida, os prazos para o procedimento e se haverá a necessidade de pagar uma nova taxa.

Dicas para tirar o Visto Americano

Como comentamos, a solicitação do visto americano não é gratuita, portanto, tê-lo negado indica prejuízos. Por isso, é importante ter atenção nos procedimento para requerimento, o que começa na leitura da documentação solicitada e finaliza na entrevista.

O solicitante deve ser as orientações com atenção, providenciar toda a documentação, preencher o formulário DS 160 com cuidado e seguir horários e procedimentos com cuidado. Caso tenha alguma insegurança quanto à solicitação, consulte uma empresa especializada em assessoria consular.

Esses profissionais têm conhecimentos atualizados sobre o assunto, além de dicas importantes sobre como proceder com segurança.

Comments (0)
Add Comment