Os procedimentos para solicitar o visto americano causam, sempre, certa insegurança. Isso porque o procedimento é envolto pela rigidez da análise de dados e o medo de ter a concessão negada.
Confira, abaixo, uma série de dicas fornecidas por especialistas sobre os procedimentos para o visto americano.
Atendimento no CASV [Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto]
Provavelmente, será solicitada sua presença junto ao CASV para coleta de dados biométricos e foto, e no Consulado, para a entrevista. Chegue com antecedência de, pelo menos, 15 minutos do horário marcado.
Não se esqueça de desligar celulares antes da entrada, além de portar bolsas menores. Evite usar acessórios metalizados pois, você passará pelo detector de metal antes de sua entrada.
O atendimento é feito de segunda à sexta-feira (07h às 18h) e, aos domingos, das 13h às 18h. Os endereços dos CASV no Brasil são disponibilizados pelo site da Embaixada e seguem descritos abaixo:
BRASÍLIA
Ed. Venâncio 2000 SCS, Qd 8 Bl B60 sala 340 – Setor Comercial Sul
RIO DE JANEIRO
Edifício Lagoa Corporate – Rua Humaitá, 275- Loja A
Bairro: Humaitá
SÃO PAULO
Av. José Maria Whitaker, 370- Vila Mariana
PORTO ALEGRE
Av. Carlos Gomes, 1501 – Três Figueiras
RECIFE
Comercial Bandeira – Av. Herculano Bandeira, 949- Pina
BELO HORIZONTE
Ed. Celta – R. Maranhão, 310 – Loja 1 – Santa Efigênia
Na entrevista
A verdade é que não existe um código de etiqueta sobre o que vestir durante a entrevista. Apenas evite exageros ou informalidade excessiva. Por exemplo, vestir-se como se estivesse indo a um baile de gala ou, ao mesmo tempo, à praia.
A entrevista costuma ser simples e objetiva, com perguntas curtas e diretas. Normalmente, o procedimento não dura mais que cinco minutos. Durante a entrevista, não minta ou tente enganar o agente consular, nem exagere quanto a discursos sobre o país.
Não entre em contradições nas suas respostas, portanto, esteja bem seguro quanto ao que vai responder. Até porque tudo o que for perguntado terá sido respondido no Formulário DS-160. Evite, também, descontração excessiva, como piadas de mau gosto ou, ao mesmo tempo, falta de educação.
Procure manter a calma, responda apenas ao que for pedido e entregue somente a documentação solicitada. Não esconda ou omita nada.
O que pode ser perguntado na entrevista?
Normalmente, o cônsul pode questionar os seguintes pontos:
- idade
- Profissão
- Local de residência
- Se possui algum bem
- Motivo e dados da viagem
- Experiência anterior ou parentes nos Estados Unidos
- Quem pagará pela viagem