Tire a segunda vida da Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito pela internet
Em caso de perda dos originais, a segunda via desses documentos pode ser tirada em casa, através da internet, evitando perda de tempo em cartórios.
Os avanços tecnológicos permitem que o usuário de diversos serviços tenha mais comodidade em sua realização. Desde pedir comida a domicílio até pagamentos pela internet, há muito conseguimos cumprir com grande parte de nossas obrigações sem sair de casa.
Essa facilidade se estende para a retirada de documentos importantes, como segunda via das certidões de casamento, nascimento e óbito pela internet. Filas de cartório, nem sempre, são as mais rápidas e, por vezes, precisamos dessa documentação com urgência.
Felizmente, esses serviços deixaram de ser exclusividade de meios físicos e podemos requisitá-los por meios eletrônicos. Graças à ação da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo (ARPEN SP), a requisição de da segunda via dessa documentação pela internet é possível desde dezembro de 2013.
Porém, essa disponibilidade, ainda, não foi estendida a todos os estados sendo, até então, restrita a federação como São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Amapá, Acre, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina e Pernambuco.
Outro sistema que permite a realização desse serviço é o site Cartório 24 horas. O sistema foi criado por uma associação de cartórios em todo o país e seu funcionamento vai depender, apenas, do estado onde o usuário reside.
Quais os documentos que consigo tirar pela internet?
No caso da ARPEN SP, o solicitante pode ter acesso à segunda via das certidões de óbito, casamento e nascimento. Já pelo Cartórios 24 horas, a disponibilidade de documentos depende do estado de residência e pode contemplar, até, escrituras de imóveis.
Como faço para solicitar a segunda via?
Pelo sistema ARPEN SP, basta acessar o site (www.registrocivil.org.br), fazer um cadastro, escolher o documento desejado e o meio de envio. Neste caso, há opções de envios digital ou físico. Em seguida, o cartório onde o documento original foi feito deve ser indicado para, depois, ser informado dados sobre a entrega e documento pretendido.
No Cartório 24 horas, o usuário acessa a página inicial do sistema (http://www.cartorio24horas.com.br/), solicita a certidão desejada na lateral esquerda da página. Antes, porém, é necessário aceitar os termos e condições de uso para inserir os dados pessoais.
Nessa página, o usuário fornece RG, CPF, nome completo e todas as informações solicitadas. Depois de avançar, o solicitante insere o estado onde mora e o documento desejado, além da cidade e o cartório emissor. Os próximos passos dependerão do tipo de certidão. O envio pode ser completado pelos Correios, Sedex ou carta registrada.
Caso prefira, o Cartório 24 horas, também, permite a retirada do documento no próprio cartório. Mas, atenção! Os dois sistemas (Cartório 24 horas e ARPEN SP) cobram pela emissão dos documentos, assim como seria feito nos cartórios físicos. O valor de cada serviço dependerá da certidão solicitada, assim como a forma de pagamento dependerá do site utilizado.
O tempo de entrega, também, depende de fatores, como o tipo de certidão. Normalmente, espera-se que certidao digital seja enviada em até três dias úteis, enquanto em papel demora até dez dias úteis. O prazo começa a contar a partir da confirmação do pagamento que, por sua vez, será recebida pelo e-mail cadastrado.
Certidão digital ou em papel?
A certidão digital é enviada em PDF, com assinatura digital com certificação do cartório emissor. Trata-se de documento expedido para ser armazenado em meios eletrônicos, como um pendrive ou computador. Sua validade é a mesma da certidão física, no entanto, não pode ser impressa.
Isso porque, com a impressão, sua autenticação perde a validade, por isso, é recomendável sua utilização, apenas, quando não há necessidade de entregar a via física.