Os dias atuais não têm sido fáceis no que toca à Segurança Pública e o cidadão de bem, infelizmente, encontra-se a mercê de indivíduos fraudulentos e, com eles, toda a sorte de crimes. A insegurança exige a criação de meios com os quais seja possível se proteger da ação de pessoas de má índole, a exemplo da venda de carros roubados.
Felizmente, órgãos nacionais têm possibilitado a proteção dos cidadãos por meio de sistemas informatizados que coletam dados completos sobre carros roubados e pessoas procuradas, evitando golpes e auxiliando as autoridades na solução de crimes. É o caso do Sinesp Cidadão.
O aplicativo criado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SINESP) em conjunto com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) permite o acesso a informações sobre Segurança Pública, graças à integração entre os bancos de dados federais e de Secretarias de Segurança Pública Estaduais.
Assim, atendendo a diretrizes da Lei 12.681/2012, o SINESP Cidadão garante cobertura nacional das informações. Até hoje, cerca de 47.158 mandados de prisão foram cumpridos graças a denúncias feitas pelo sistema.
Que tipos de busca o SINESP Cidadão oferece?
Procurados pela Justiça
A consulta tem como base mandados de prisão decretados judicialmente e que ainda não foram cumpridos. A base de dados é fornecida pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) vinculado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Para verificar se uma pessoa é procurada pela Justiça, acesse a pesquisa na página inicial do aplicativo, preencha os dados solicitados e clique em PESQUISAR MANDADO.
Pessoas desaparecidas
As informações, neste caso, são fornecidas por delegacias especializadas dos estados que já se integraram ao sistema. Até o momento, a consulta está disponível para Santa Catarina, Espírito Santo e Sergipe). Os próximos estados previstos para se integrarem são Rio de Janeiro, Distrito Federal e Amapá.
A pesquisa é feita pelo módulo DESAPARECIDOS do aplicativo, onde os dados solicitados devem ser preenchidos antes de clicar em PESQUISAR PESSOA.
Veículos roubados e furtados
É possível checar a placa de um determinado veículo com base em dados fornecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran. De forma rápida, o usuário pode verificar informações de veículos suspeitos, como aqueles usados em atos criminosos. A funcionalidade, também, é útil em situações de compra e venda.
O módulo consulta Placa de veículos no Renavam. Assim, promove a colaboração dos cidadãos, no âmbito da Segurança Pública, proporcionando maior agilidade no processo de identificação de veículos furtados, roubados e clonados, ajudando os cidadãos lesados a reverem seu bem movel.
Para efetivar a pesquisa, basta acessar o módulo VEICULOS, informar a placa e clicar em CHECAR SITUAÇÃO.
A pesquisa deu positiva! E agora?
Caso identifique um carro roubado ou uma pessoa procurada pela Justiça, jamais aja por conta própria e chame, imediatamente, às autoridades policiais pelo 190! O mesmo vale para pessoas desaparecidas pois, suas informações devem ser repassadas às delegacias especializadas para que seja feito o contato com os familiares.
Como ter o SINESP Cidadão no meu dispositivo?
O aplicativo Sinesp Cidadão está disponível para download nas lojas virtuais e, também, pelo site da Senasp/MJ. No primeiro caso, o download pode ser feito pelo Google Play e App Store.