Você está planejando sua viagem para a Europa, trocando todo o roteiro, separando cada lugar para ser visitado. Durante a viagem, de repente, acontece um imprevisto – uma gripe ou uma torção no tornozelo, que seja. E aí, você saberá como proceder?
A importância do seguro viagem
O seguro viagem é o serviço que você contrata para auxiliar o viajante em casos de emergências médicas, hospitalares, odontológicas e jurídicas. Também quebram o maior galho para situações de extravio de bagagens e atrasos ou cancelamento de voos.
Qual a diferença entre seguro e assistência viagem?
O seguro viagem faz o reembolso das despesas do viajante que, no momento de emergência, paga as custas do seu próprio bolso. Depois, precisa encaminhar as notas e laudos para a operadora dos seguro.
A assistência viagem tem uma série de hospitais e farmácias conveniadas ou localizadas por triagem. Feito isso, encaminha o viajante para o local definido para que ele seja atendido sem custos extras.
Atualmente, muitas empresas vendem uma versão híbrida que oferece assistência ou seguro, dependendo do tipo de ocorrência.
O que o seguro viagem cobre?
A cobertura do seguro viagem depende do tipo de plano contratado. Normalmente, ela abrange:
- assistência em casos de emergência médica ou acidentes
- furto, roubo ou perda de bagagem e documentos de viagem
- cancelamentos ou atrasos de voo ou conexão
- despesas médicas, hospitalares, farmacêuticas e odontológicas
- regresso sanitário (indenização de despesas de traslado caso o segurado não tenha condições de retornar como passageiro regular)
- morte acidental em viagem
- traslado médico
- gravidez
- evacuação emergencial
- retorno de menor de idade
- repatriação e gastos funerários
- cancelamento de reservas
- invalidez permanente ou parcial em decorrência de acidente em viagem
O tipo de cobertura vai ser contratado a depender do seu perfil de viagem. Existem produtos personalizados para cada tipo de viajante, ou seja, idoso, gestante, intercâmbio, praticantes de esportes radicais, entre outros. Também há tipos de seguro específicos para famílias que, inclusive, têm desconto nos valores.
Como funciona o tempo de cobertura?
Seu seguro viagem começa do dia em que você embarca até o dia em que retorna. O seguro deve oferecer cobertura para todo o seu tempo de viagem, bem como a todos os lugares por onde passar.
Caso precise estender seu período de viagem, entre em contato com sua operadora para verificar a extensão, também, da vigência de seu plano.
Posso contratar um seguro com meu cartão de credito?
A maioria dos cartões de crédito oferece planos de seguro viagem. É necessário, apenas, verificar com sua operadora como funciona, bem como tipos de plano e cobertura ou, também, se oferece seguro ou assistência viagem.
Tenho doença crônica, o que fazer?
Primeiro, verifique se seu plano de saúde no Brasil tem abrangência internacional e permite um upgrade do seu contrato. Na hora de contratar o seguro, verifique quais planos cobrem doenças crônicas, bem como os itens incluídos e qual o valor da cobertura.
O mesmo vale para cobertura de esportes radicais. A grande maioria dos planos mais baratos não inclui a prática de esportes, portanto, leia bem as ofertas para viajar mais seguro e não ter surpresas desagradáveis.
Como fazer para acionar minha seguradora?
Quando surgir a emergência, entre em contato com a seguradora antes de seguir para o hospital mais próximo. A empresa irá orientar sobre quais procedimentos tomar. Se os gastos hospitalares excederem o que seu plano cobrir, infelizmente, o extra sairá do seu bolso. Por isso, não vá apenas pelo preço e busque planos com cobertura considerável.
O que é o Tratado de Schengen?
Hoje, 27 países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen exigem que o viajante entre portando um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça.
O tratado busca oferecer maior segurança ao viajante durante sua viagem pelo território desses países, garantindo tratamento médico emergencial e consultas em postos de pronto atendimento.
Além desses países, também exigem seguro viagem Cuba, Qatar, Emirados Árabes Unidos e Turquia.
Como contratar seu seguro viagem?
Você pode chegar se seu cartão de crédito oferece planos de seguro ou assistência viagem. Em caso negativo, entre em contato com uma agência de viagens de confiança para que ela verifique, junto às empresas associadas, todas as opções que cubram seu perfil.