Não tem dor de cabeça maior do que ficar sem seus documentos pessoais, não é mesmo? Seja por roubo, furto ou perda, é sempre um problema, afinal, eles são necessários para qualquer tipo de atividade que for fazer.
Há meios de evitar esse tipo de situação, como veremos a seguir. Porém, como ninguém está imune, é preciso saber como proceder caso algum dos problemas aconteça com você. Agir da forma errada pode trazer problemas sérios, portanto, é melhor evitá-los.
O primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência
Perdeu seus documentos? Foi vítima de roubo? Corra e faça uma ocorrência! Isso vale para documentos pessoais, cheques e cartões de crédito. Caso a pessoa que encontrar ou receber seus documentos proceda com uso indevido, o registro da ocorrência irá te resguardar de possíveis consequências.
Alguns estados adotaram o registro online de ocorrência, a chamada Delegacia Eletrônica. O serviço dispensa a necessidade de ir até uma unidade física. Leia todas as instruções até chegar à página de conclusão do registro. Mas, lembre-se: em caso de dúvida, sempre recorra à delegacia mais próxima.
Bloqueie cartões e talões de cheque
Entre em contato com o banco e operadoras de cartão para bloquear os dispositivos.
Comunique todos os órgãos de proteção ao crédito
Após fazer o B.O., comunique aos órgãos de proteção ao crédito sobre o extravio de sua documentação. Isso é importante porque, assim que houver uma tentativa de uso, o sistema informará ao comerciante sobre o bloqueio, identificando a fraude.
O procedimento é muito simples. Basta entrar no site ou contactar os órgãos por telefone e o bloqueio será efetuado de forma imediata.
Solicite a segunda via da documentação
Uma vez que bloqueou o que foi roubado, furtado ou perdido, precisará de nova documentação para seguir com a vida, certo? Por isso, providencie a segunda via do RG, CPF, reservista, título de eleitor ou carteira de trabalho, enfim, o que tenha perdido.
Isso não será necessário para cartões e talões de cheque, pois, os bancos e operadoras enviarão os novos de forma automática.
E se eu perder meu passaporte?
Você deve seguir todos os passos acima e, também, dar entrada com a solicitação de segunda via de passaporte. A comunicação do roubo ou extravio deve ser feita, pessoalmente, em um dos postos da Polícia Federal pelo próprio titular.
O formulário de comunicação pode ser obtido pela página da PF para, depois, ser encaminhado presencialmente. Depois, o portador pode pedir a segunda via, o que pode ser feito pelo site da PF, no qual preencherá um formulário com todos os dados solicitados.
Nesse processo, não se esqueça de informar que trata-se de uma solicitação por motivos de extravio.
Dicas importantes de segurança
Por mais que todos estejam sujeitos a estas situações, é possível adotar alguns hábitos a fim de evitá-las.
- Evite carregar toda a sua documentação de uma vez só
- Não entregue documentos para pessoas estranhas
- Não forneça dados pessoais por telefone
- Memorizar senhas de cartão e dificulte a visualização do codigo de seguranca
- Observe se, ao usar o caixa eletrônico, verifique se o mesmo está nas condições perfeitas
- Não aceite ajuda de estranhos
Dicas extras
- É possível embarcar sem documentos pessoais. Basta apresentar o boletim de ocorrência com expedição feita com menos de 60 dias
- Se perceber que foi vítima de fraude, registre a ocorrência junto a uma delegacia
- Tente encontrar seus documentos em setores, como achados e perdidos dos Correios, terminais rodoviários e aeroportos