Cartão de vacina internacional

Confira quais são as vacinas exigidas por determinados países e como fazer para providenciar seu cartão de vacina internacional.

Viagens ao exterior requerem número maior de documentação que destinos nacionais. Quanto a isso, sempre nos lembramos de vistos e passaporte mas, acabamos nos esquecendo de um pequeno detalhe: cartão de vacina internacional.

A depender do país visitado, pode haver a exigência de vacinas contra febre-amarela, Hepatite A e B ou malária. Isso é muito comum em países da África, Ásia e América Central. Confira quais os procedimentos antes de embarcar.

Tipos de vacinação

Existem três tipos de classificação de vacinas para viajantes. São eles:

  • Vacinas recomendadas para situações específicas: características do destino da viagem, do viajante e do país de origem. Exemplos: febre tifóide, febre A, encefalite japonesa e raiva.
  • Vacinas obrigatórias: exigidas por determinação legal do destino, como febre amarela, meningococo na Arábia Saudita, entre outras.
  • Vacinas de rotina: pertencente ao calendário básico de vacinação

É importante verificar se o país desejado exige algum tipo de vacina para entrada. Faça isso com antecedência para iniciar o processo de vacinação.

Antecedência da vacinação

O ideal é iniciar o processo de imunização entre 10 e 15 dias antes da viagem para que haja tempo hábil para produção dos anticorpos. Porém, algumas vacinas específicas devem ser tomadas com mais antecedência, como 30 a 60 dias antes do embarque.

No caso das vacinas contra febre amarela, é possível verificar o calendário de vacinação pelo site do Ministério da Saúde.

Certificado internacional de vacinação

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia ou CIVP é o documento que comprova a imunização do viajante contra determinadas doenças. A exigência consta no “Regulamento Sanitário Internacional” (RSI) e a lista de países que o demandam pode ser verificada no site da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Comments (0)
Add Comment